Janela Imunológica - o risco invisível
- Jade Guerra
- 31 de out. de 2018
- 1 min de leitura
Quando um corpo estranho entra no organismo, cabe ao sistema imune o eliminar. Porém o corpo humano é um sistema complexo e nem sempre consegue combater a infecção assim que ela ocorre, o que dá tempo de haver replicação do agente.
Com isso o organismo ainda não detectou a doença e não conseguiu começar a produzir anticorpos e por isso em diversos casos o exame pode dar um falso negativo, já que não há nível sérico suficiente de anticorpos para sinalizar a presença da doença.
Apenas quando há toxinas e danos suficientes no organismo há o aparecimento dos sintomas e normalmente as pessoas só procuram o médico quando sentem sintomas, mas tem pessoas que tem o hábito de realizar exames de rotina e com isso, podem conseguir detectar uma doença logo no início. Mas nesse caso, já está fora da janela imunológica, já que foi detectado por exame, mas ainda assim, ressalta a importância de se fazer consultas rotineiras ao médico, pois quanto mais cedo se inicia tratamento, maior a chance de cura ou controle.
Para saber o tempo de janela Imunológica de uma doença, procure pesquisar sobre o ciclo da doença, assim você pode encontrar o tempo médio que leva cada etapa.
Comments